10 fatos sobre o emagrecimento

Oi Gataaas! Hoje é dia de esclarecer mitos e verdades sobre o emagrecimento, vem conferir: 😀

1. Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Sim, sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

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2.  Quanto menos eu comer, mais vou emagrecer?

Infelizmente a conta da perda de peso não é tão simples assim. A quantidade de energia que gastaremos ou estocaremos, quem decide é o nosso metabolismo. Este pode ser lento ou acelerado, dependo de fatores genéticos e de hábitos de vida e alimentares. O que acelera o metabolismo? Comer de 3 em 3 horas, fazer atividade física regularmente, tomar chá verde (3 xícaras ao dia), fornecer vitaminas e minerais em quantidades adequadas, entre outros fatores.

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3. Beber água ajuda a emagrecer?

A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só, não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água que é o que se perde nas fezes, suor e urina.

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4. Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo quando muito tempo em jejum o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia consequentemente elas  viraram reserva na forma de gordura.

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5. Dormir mal ajuda ganhar peso?

Sim, pois uma boa noite de sono esta ligada liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Alem disso uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.

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6. Comer apenas alimentos light e diet emagrece?

Primeiramente é importante saber a diferença entre diet e light, sendo que os alimentos diet são voltados para uma pessoa que possua alguma restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos, porém não é porque o chocolate diet não tem açúcar é que é mais saudável e tem menos calorias, pois no caso desse alimento, ele contém mais gordura.Já os alimentos light têm que ter 25% a menos de calorias do que os alimentos tradicionais. Esses  podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta, porém muitas vezes o individuo ao consumir um alimento light acaba compensando ingerindo uma maior quantidade daquele alimento por ser light.

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7. Beber durante as refeições engorda?

Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estomago prejudicando a digestão principalmente as bebidas gaseificadas.

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8. Comer assistindo televisão engorda?

Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda e sim que quando estamos assistindo TV e comendo o indivíduo tende a comer mais, pois o cérebro não esta concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que da a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.

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9. Tomar chá verde ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso?

O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes, além disso, é um alimento diurético ajuda a eliminar toxinas e consequentemente desinchar. Para se obter os benefícios dessa erva deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia,  além de ter que ser feito com a própria erva. Já água fria com limão não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a ingestão desses alimentos e a perda de peso, existe a crença de alimentos ácidos queimam gorduras o que não é verdade.

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10. Está certo substituir alimentos por suplementos?

Nutricionistas dizem que existem suplementos capazes de satisfazer a necessidade de nutrientes de uma pessoa. Porém shakes  e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional. Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo a sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.

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